20

abr
2018

Santos: conheça o maior jardim de orla do mundo!

Posted By : Redação/ 753 0

O calçadão de Santos é um atrativo de orgulho para todos os moradores da cidade, sendo um patrimônio histórico e um dos principais cartões postais da cidade, o programa preferido dos santistas e turistas.

No calçadão encontramos o maior jardim de orla do mundo, considerado em 2002 pela equipe do Guiness Book of Records. O jardim possui 5.335 metros, totalizando 218,8 mil m², comparado à praia, que possui uma extensão de sete quilômetros, tem uma diferença muito pequena e um jardim muito grande.

História do Jardim de Santos

O jardim começou a ser projetado em 1914 pelo engenheiro Saturnino de Brito, mas saiu do papel apenas em 1930.

A partir dos anos 70 até os anos 90, o jardim passou por muitas mudanças, quando teve a incorporação de várias novas  espécies de plantas. A outra grande mudança foi em 2003, logo que ganhou o prêmio e junto a construção da ciclovia, quando foi redesenhado e ganhou mais funcionalidade.

Vegetação

O maior jardim de orla do mundo possui um clima úmido, quente e salino. Os ventos formam um ambiente favorável para a maioria das plantas do local.

Ao todo são mais de 80 espécies divididas em 719 canteiros; também existem mais de 1745 árvores , sendo em sua maioria palmeiras, em 21 espécies diferentes, e chapéus de sol.

No jardim ainda podemos encontrar espécies como Biris vermelhos, Crisântemos brancos, amarelos e mesclados, Lírios amarelos e brancos, Dracenas vermelhas e muito mais.

Visitantes

O jardim é um local de lazer para todos os moradores e turistas de Santos. Muitos turistas param ali para tirar fotos na orla, famílias levam seus filhos para ficarem em contato com a natureza, os casais de todas as idades também dão uma paradinha para namorar nos bancos espalhados pelo jardim. Um lugar para todos e um lugar para fugir da rotina diária e entrar em contato com a natureza.

Estrutura

O maior jardim de orla do mundo possui uma ótima estrutura, sua arquitetura é feita de pedras formando mosaicos, muito bancos espalhados por toda a sua extensão, ciclovia com 7.900 metros de comprimento, por toda a margem do jardim, lanchonetes, quiosques, chuveiros para quem vêm da praia, banheiros, mesas para jogos, aparelhos de ginástica e uma boa iluminação para todos os frequentadores noturnos.

Ali na orla ainda existe um programa para bicicletas infantis gratuito, podendo ser utilizada por até 60 minutos sem custos. Ao passar este tempo, o valor é cobrado diretamente no cartão de crédito  pelo aplicativo de celular.

São cerca 50 bicicletas distribuídas em quatro estações,  espalhadas pela extensão da orla, com funcionamento das 6h até às 23h.

Manutenção e limpeza

Para garantir a limpeza, manutenção e beleza do jardim o ano inteiro, a prefeitura possui 40 funcionários responsáveis pelos cuidados ao jardim, entre eles estão cortadores de grama, jardineiros, ajudantes e especialistas em botânica.

Além disso, todos os meses novos mudas de plantas são introduzidos no local, garantindo um crescimento constante do melhor e maior jardim de orla do mundo.

Como chegar

A partir de São Paulo, pegar a Rodovia Anchieta ou Imigrantes, em média por 50 minutos, em 70 quilômetros.

Também poderá ser feito o trajeto de ônibus, com duração de 1 hora, partindo pela estação rodoviária de Jabaquara, na capital. Uma boa opção, pois as viagens ocorrem de 10 em 10 minutos.

Como vimos, o maior jardim de orla do mundo, em Santos, é um ponto turístico que não poderá passar despercebido. Turistas de todas as partes visitam, ao longo do ano, o jardim. Aproveite você também para entrar em contato com a natureza e tirar umas fotinhos.

Leave your comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.