Um passeio pelo Aquário de Santos

20

abr
2018

Um passeio pelo Aquário de Santos

Posted By : Redação/ 718 0

Um dos passeios mais tradicionais da cidade de Santos, o Aquário Municipal de Santos, está localizado na orla e possui muitas atrações com diversos animais marinhos expostos para alegria de todos, principalmente das crianças.

Um passeio pelo Aquário de Santos proporciona o contato direto com animais como pinguins e leão marinho.

Aquário Municipal de Santos

Em funcionamento desde 1945, sendo o principal e mais antigo atrativo da cidade de Santos, e o segundo parque mais visitado do estado, recebe  mais de 500 mil visitantes todos os anos.

Ao passar dos anos,  o aquário recebeu muitas reformas. Sendo a maior em 2006, passando a ter uma estrutura para agregar visitantes e outra para atividades de pesquisas.

É um lugar de muito destaque e lazer em Santos, com uma área de 3.000 m², sendo 2.214 abertos aos visitantes. Um dos primeiros ligados à preservação de espécies e a primeira instituição brasileira a efetuar resgates e recuperação de animais.

Atrações

As atrações no parque são muitas, divididas entre os mais variados tipos de tanques marinhos, como suas mais de 200 espécies de animais nativos e exóticos.

Tanques

O Aquário Municipal de Santos possui 32 tanques e mais de 1 milhão e 300 mil litros de água doce, divididas em doce e salgada. Do lado direito, estão os tanques de água doce e ao lado esquerdo os tanques de água salgada. Todos recebendo e reproduzindo o habitat natural dos animais ali existentes.

Tanque oceânico

São cinco metros de altura com 350 mil litros de água. O tanque possui paisagem rochosa imitando a costa e os visitantes podem observar animais como robalos, salemas, arraias, tubarões-lixa, meros e caranhas.

Tanque Amazônico

O tanque possui 16 metros quadrados e um habitat formado por troncos e decomposições, plantas e cipós, tudo para lembrar a floresta inundada. Lá o turista encontra animais como araúnas, traíras, pirarucus, tambaquis, tucunarés e pacus.

Tanque das Tartarugas

O tanque  abriga as tartarugas de pente, sendo o único a ter esta espécie em exposição. Uma espécie muito caçada e protegida. O tanque possui 10 metros quadrados e imita os costões rochosos.

Tanque dos Pinguins

Um dos mais novos atrativos do aquário, o tanque dos pinguins possui temperatura abaixo de zero com solário e piscina, imitando a Patagônia, com mais de 40 pinguins.

Leão Marinho

Assim como o ambiente dos pinguins, o Leão Marinho também possui um espaço climatizado com cinco metros de altura, reproduzindo o habitat natural.

Tanque de Toque

O tanque mais interativo do aquário proporciona contato direto, utilizando as mãos com anêmonas, estrelas do mar e ouriços.

Visitas monitoradas

A partir dos meses de maio até junho e de agosto até novembro, ocorrem passeios guiados pelo Aquário de Santos, faculdades e grupos de até 50 pessoas.

Como a procura é muito grande, é necessário agendamento de no mínimo um mês de antecedência. Para entrar em contato com o Núcleo de Educação Ambiental do Aquário, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelo tel. (13) 3236-9996.

Setor responsável

A secretaria Municipal do Meio Ambiente é a responsável pelo Aquário Municipal de Santos, para entrar em contato envie e-mail para: semam@santos.sp.gov.br

Horário de funcionamento

O Aquário fica aberto de terça a sexta das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h ás 20h. Na alta temporada fica aberto até às 19h dia de semana, sem alterações aos finais de semana.

Valores

O valor do ingresso é de R$8,00, sendo que estudantes e professores pagam meia entrada, e maiores de 65 anos e menores de 8 possuem entrada gratuita.

Localização

O Aquário Municipal de Santos fica localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla) Ponta da Praia – Santos.

Como chegar ao aquário

O aquário é muito fácil de ser encontrado, ele fica localizado no bairro Ponta da praia na Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Para quem vem da Rodovia Imigrantes, deverá pegar a saída para Avenida Martins Fontes até chegar à Avenida Senna da Silva em São Vicente. A partir daí, siga até o aquário, existem placas informativas até lá.

Leave your comment

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.